quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ARGENTINA: PRIMEIRO CASAMENTO HOMOSSEXUAl


O primeiro casamento gay na América Latina será entre dois homens argentinos e está marcado para o próximo dia primeiro de dezembro. Alex Freyre, de 39 anos, e Jose Maria Bello, de 41 estarão no Registro Civil de Buenos Aires e, se não houver nenhum obstáculo, legal serão declarados casados na forma e para todos os efeitos da lei. Os dois aproveitam uma brecha na Constituição argentina que não especifica em nenhum artigo que o casamento só possa ser realizado entre um homem e uma mulher.

Quatro casais gays tentaram a autorização no Registro Civil e receberam o não. Mas não recorreram. Freyre e Bello não desistiram e apelaram para um tribunal contencioso administrativo da cidade, e qual não foi a surpresa deles quando uma juiza, Gabriela Sejas, determinou que o Registro estava obrigado a realizar o casamento entre os dois homens.

Há poucas horas do casamento, ninguém ou nenhuma entidade política ou religiosa apresentou recurso contra a sentença da juíza, embora o Cardeal Beroglio da Igreja Católica tenha declarado que a sentença era "absolutamente ilegal" e que o governo argentino devia tomar alguma providência legal para impedir o casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário